Programação Pós-Parto


PROGRAMAÇÃO REVELANDO DOULAS PÓS-PARTO

Parto idealizado x parto real – como acolher, ouvir. O papel da doula na elaboração do parto ou não parto.

Puerpério, este país desconhecido – como reconhecer e diferenciar a depressão pós parto, baby blues e tristeza materna e encaminhar para um cuidado especial se necessário

A doula inteira pode ajudar – A cura – ritual dos 4 elementos (fogo, ar, terra e água)
Fortalecendo o vinculo com a puérpera – massagem pós parto, escalda-pés, respiração

O papel da doula na orientação da alimentação da mãe no pós parto – mitos e verdades sobre a alimentação da mãe e a cólica do bebê

Fisiologia do pós-parto

Como a doula pode ajudar a puérpera na recuperação do períneo e/ou cesárea. Chás para o períneo, dicas naturais. Sinais de alerta para acionar a parteira ou obstetra.

Sexualidade no puerpério

Amamentação: principais desafios para o binômio mãe-bebê – até onde ir. Quando encaminhar pra especialista. A diferença entre a doula pós-parto e a consultora de AM. Como orientar a mãe trabalhadora na volta ao trabalho.

Oficina de amamentação. Prática

Exterogestação e necessidades do recém-nascido

O papel da doula na adaptação da família à rotina do RN: mamar, dormir e higiene (incluindo banho de ofurô)

Como a doula pode ajudar a mulher/família a viver o luto por resultados indesejados

Cura através do movimento. Dança.

Marketing para doula pós-parto

Ética

Qual o trabalho da doula pós-parto. Como apresentá-lo.

 

PALESTRANTES CONFIRMADOS

laura

Laura Uplinger é uma educadora no âmbito da concepção consciente, da maternidade e da paternidade pré-natal e perinatal. Se dedica a divulgar o impacto da vida interior da gestante sobre a qualidade da formação do bebê.

Há mais de 30 anos vem palestrando em eventos sobre gestação, parto e amamentação para profissionais do nascimento – na Europa e nas Américas – expondo sobre o psiquismo fetal e seu papel no advento de uma humanidade mais saudável e fraterna.

——————

ELENA

Elena de Regoyos, mãe de Paulo, Adriano e Alicia; uma espanhola no Brasil. Jornalista não praticante e doula de puerpêrio, formada e no exercício diário da proffisão. Carregar seus filhos passou de ser uma necessidade prática a uma necessidade vital. Deixou o jornalismo quando engravidou do segundo filho para poder focar neles, e ao chegar no Brasil em 2009 começou a ajudar gratuitamente as mães que queriam aprender usar de forma confortável e segura seus portabebês. A demanda foi aumentando, boca a boca agindo, e começou a produzir portabebês, inspirada naqueles que eu já vinha usando (Boba wrap e sling de argolas principalmente). Ante a decisão de procurar um emprego remunerado ou seguir com essa bela missão/paixão, escolheu tentar ganhar a vida (ou parte dela) com o babywearing. “Portear”, como falamos na Espanha, virou profissão remunerada. Produzir, revender, investir, me formar, me dedicar. A demanda aumentou, a expectativa das clientas também, e passou de ser autodidata a fazer as duas melhores formações de babywearing que existem hoje na Espanha, a da Nohemi Hervada primeiro, e a da Elena López.”

——————

vivan

Vivian Fernandes é psicóloga atuante há 10 anos no enfrentamento ao luto e situações de perdas. Sua prática atualmente tem ênfase na psicologia perinatal, na atenção psicológica à gravidez e ao pós-parto. Coordenou por 4 anos projetos de promoção do protagonismo feminino através da maternagem consciente, sendo reconhecida em 2012 pelo Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, da ONU, no palácio do Planalto em Brasília; no objetivo “Redução da Mortalidade Materno Infantil”. Promove grupos de heterovisão à profissionais e coordena um grupo de apoio à perda gestacional e perinatal. É mãe da Stella, de 1 ano e 6 meses.

——————

Priscila Huguet é médica, formada pela UNICAMP em 1998. Fez residência médica em ginecologia e obstetrícia com especialização em mastologia e oncologia ginecológica no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), também pela UNICAMP. Especialista em ginecologia e obstetrícia pela FEBRASGO (2001), mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia (2006), tem certificado de atuação em sexologia pela FEBRASGO (2010)e ALSO (Advanced Life Support in Obstetrics), pela AAFP-American Academy of Family Physicians (2011). Pós-graduada em sexologia pelo ISEXP (2007), é também mestre em Tocoginecologia pela UNICAMP (2005), tendo seu artigo “Qualidade de Vida e Sexualidade de Mulheres Tratadas de Câncer de Mama” publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (RBGO) e na The Breast Journal como “ Sexuality and Quality of Life in Breast Cancer Survivors in Brazil”. Atua desde  2009 como médica voluntária na ONG Expedicionários da Saúde, atendendo a indígenas em regiões isoladas da Amazônia.

——————

gisele

Gisele Leal possui formação em Biologia pela PUCCAMP. É Doula, ativista pela humanização do parto e nascimento, idealizadora e organizadora do curso de imersão para formação de Doulas Mulheres Empoderadas Revelando Doulas e do portal Quero uma Doula, autora do blog Mulheres Empoderadas, coordenadora do Espaço Mulheres Empoderadas, mãe de 4 filhos.

——————

25tarde-67

Raquel Marques, presidente da ONG Artemis.

——————

Claudia Gondim é Fonoaudióloga, Coordenadora Hospital Amigo da Criança/Metodologia Canguru, Conselheira em Amamentação OMS/Unicef, Tutora MS em Mãe Trabalhadora/Metodo Canguru/HAC e Membro IBFAN Brasil.

——————

Karine Durães é nutricionista especialista em nutrição em pediatria pelo Instituto da Criança da Faculdade de Medicina na USP, pós graduada em fitoterapia e alimentos funcionais, iniciou sua carreira há 10 anos em banco de leite referência de São Paulo. Atuou em instituições de referência para atendimento em nutrição infantil, foi diretora da Associação Paulista de Nutrição. Atualmente, ministra aulas e palestras na área, faz parte da Câmara Técnica em Nutrição I nfantil do Conselho Regional de Nutrição,é uma das idealizadoras do Grupo de estudos em alimentação na gestação Gerar, escreve  um blog de referência, além de participar ativamente de redes de apoio à nutrição infantil e aleitamento materno.

__________________

Claudia Ugarte

__________________

Egle Prema Shunnyatta é massoterapeuta desde 2006 e Terapeuta Corporal Holística desde 2011. Também é Doula. Após ter tido um filho de forma humanizada, se apaixonou ainda mais por esse lindo universo da gestação, bem como a humanização do parto se aperfeiçoou como Doula, para poder acompanhar gestantes neste momento tão especial.

__________________

Luciana_Congresso (2)

Luciana Carvalho é pedagoga formada pela Universidade de São Paulo, multiplicadora da Ciência do Início da Vida, renascedora, educadora perinatal, doula e professora de yoga para gestantes, além de idealizadora do Projeto: Tecendo Ninhos: vivências profundas para o nascimento e fortalecimento das famílias, o qual tem por finalidade oferecer vivências terapêuticas para casais que estão planejando a concepção, para casais em busca de uma gestação plena e fortalecedora e, também, para os que buscam um nascimento respeitoso para seus bebês, além de consciência e amorosidade na educação de seus filhos(as).